segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Praga... 3º dia... Véspera de Natal

Combinei com a Prima de Praga irmos visitar hoje o Bairro Judeu, uma vez que a Guia ontem disse que no dia 24 de Dezembro os monumentos judaicos estariam abertos.

Lá fui eu, depois de um rápido pequeno almoço no hotel, encontrar-me com ela no Palladium.
Desta vez levei o Guia de Praga que comprei no aeroporto de Lisboa antes de embarcar.

Entre a leitura apressada do mapa que vem no Guia e as placas de sinalização existentes na Praça da República, resolvi seguir estas últimas.

Ora, se indica sinagoga para o lado esquerdo, então seguiremos as placas...onde estamos? Que torre é esta? Não estou a perceber népia!

Bem, vamos tirar partido da situação. A Torre, que entretanto descobriamos chamar-se "Jindrisska" pode ser visitada. Tem uma galeria, um restaurante e no último piso pode-se apreciar uma vista panorâmica da cidade. Vamos a isto.

A paisagem é deveras bonita. Só é pena mesmo que o céu se mantenha sempre cinzento.
O restaurante estava ainda fechado, só abre a partir das 11h.
A galeria de exposições estava aberta e tinha uma interessante alusão ao Natal. Entre o demais estavam uns comboios de Natal que faziam a delicia dos pequeninos.

Bem, vamos lá voltar novamente à Praça da República a ver se encontramos o caminho para o Bairro Judeu que nos haviamos proposto visitar.

Isto é uma vergonha, mas de facto não estou a atinar com os mapas hoje :-(

Ora, a Guia falou do Bairro quando chegámos à Praça Velha.. pois é, já sei onde estão as placas para as Sinagogas... lembro-me que ficavam junto à Igreja de S. Nicolau!

Desta vez acertámos :-)

Foi uma satisfação que não trouxe grandes resultados... afinal os monumentos judeus, contrariamente à informação que a Guia nos tinha dado, estavam todos encerrados dia 24 de Dezembro!

Desanimadas, fomos andando em dircção ao rio e ao Rudolfinum, também chamada casa dos artistas, onde têm lugar muitos dos pricipais concertos do Festival de Música da Primavera de Praga. Mas também este edifício estava fechado!

Continuamos junto ao rio Vltava em direcção à Ponte Carlos e a algum possível bar ou restaurante que lá houvesse para nos podermos aquecer e comer algo.

Um pouco mais à frente fomos interceptadas por um "marujo" que vendia bilhetes para um passeio num pequeno barco de madeira: "Circuito Veneziano", com duração de 45 minutos e incluía uma bebida quente.
Com a garantia de que o barco tinha ambiente aquecido, embarcámos nessa aventura :-)

Foi uma boa opção. Depois de um chá quentinho, tivemos possíbilidade de passar por baixo da Ponte Carlos e de a fotografar. Entrámos num pequeno Canal no Bairro Pequeno (Mala Strana). O Guia Marujo mostrou-nos fotos do rio completamente gelado, outras das suas cheias. Interessante!

Bem, chegou a hora de atravessar a famosa ponte Carlos a pé e de máquina fotográfica pronta a disparar. E lá fui eu "sacando foto" a cada uma das estátuas que "posam" para os paparazzis como eu :-)
Que falta faz um pouco de sol...

Chegadas a mala Strana, e após várias negas em alguns restaurantes que não estavam para aturar turistas num dia de consoada ás 15h, conseguimos finalmente arranjar uma mesa para duas, num aconchegante e típico restaurante ao lado da Igreja de S. Nicolau.
A Pilsner, recomendada pelo empregado, e o Goulash estavam muitissimo bons :-)

Já com o estômago aconchegadinho, resolvemos ir dar uma volta por Mala Strana.
A Igreja de S. Nicolau estava fechada.
Fomos até à Igreja da Vitória que a Cristina ainda não conhecia. Para meu espanto o Menino Jesus de Praga tinha hoje vestido um fato branco! Realmente fica bem mais alegre assim do que com o roxo do advento que ontem tinha vestido.

Entámos na sacristia e observámos calmamente a coleção de presépios que lá está, oferta de vários países, incluindo do meu (Zaire).

Pudémos ver também, num corredor mais à frente, desenhos feitos por crianças. Há miudos que se continuarem poderão chegar longe, tem jeito para o desenho.

Regressámos para a parte da igreja e detivémo-nos um pouco a rezar nos bancos aquecidos por pedras aquecidas. É um sistema bastante interessante e eficaz.

Continuámos o nosso passeio pelo Bairro Pequeno, metendo-nos pelas ruas estreitas e desertas junto ao rio, e pudémos ainda visitar uma modesta galeria de arte.

Atravessámos a ponte que fica à esquerda da ponte Carlos e que vai ter em frente ao Rudolfinum. Caminhámos até à Praça da Cidade Velha apreciando a cidade by night.

Escolhemos a esplanada mesmo em frente à Torre da Câmara, onde está o relógio astronómico, e aí ficámos a saborear um chocolate quente e um prato de doces checos :-)

Os turistas parávam à nossa frente para fotografar e filmar algo que se passava no relógio astronómico à hora certa, mas que até agora não descobrimos o que é :-)
Também não foi desta vez que conseguimos descobrir... o toldo da esplanada tapava-nos a vista e para além disso, quando eram 20h o antipático empregado que nos fez a conta "derrogou" à força toda com a questão de pagamento ou não com cartão de crédito:-(

Dirigimo-nos à Praça da Républica (onde havia o metro que eu precisava) uma vez que ás 21h eu queria ir à Missa do Galo. Esta, iria ser celebrada em Italiano na Igreja do Menino Jesus de Praga. Chegou a hora de desejarmos mutuamente uma Boa Noite de Natal.

Sem comentários: