terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Dia de Natal de 2007

Mais um dia que toca a levantar cedo... quero ir à Missa de Natal na Catedral de S. Vito, na zona do Castelo.

Olho para a roupa que está na cadeira, em cima da bancada junto à janela e mesmo a pendurada nos cabides no roupeiro, e apetece-me começar a dobrá-la toda. E começo! Que se está a passar comigo? Que apetite estranho me deu logo ao acordar? Logo a mim, que de menina arrumadinha tenho muito pouco... devo estar doida, ainda faltam dois dias para me ir embora e está-me a dar para arrumar tudo?... Até que punha já a roupa no saco de viagem... não, nada disso!!
Vou mas é tomar banho que se está a fazer tarde. Tenho ainda que tomar o pequeno almoço e estar ás 11h em S. Vito (desconfio que deve ser a hora da Missa).

Como apressadamente, apanho o eléctrico que me leva á porta que fica do lado da Catedral. Fila para entrar? Não, já percebi, tenho que esperar que as pessoas da celebração anterior saiam para que o guarda de serviço dê entrada aos fieis que vão agora à missa das 11h.

É realmente mágnifica! Imponente!

Sento-me na primeira fila (afinal hoje é dia de Natal, quero ver as cerimónias todas). A Missa começa em língua checa... não faz mal, dá para ir acompanhando (pelo menos as partes que não sejam leituras ou orações próprias do dia).

Vou observando o que se passa à minha volta: a rapariga que está sentada ao meu lado esquerdo, de semblante e postura reservada, tem uma voz linda. Nota-se que está habituada a cantar.
Uma menina pequenina que percorre a lateral direira junto aos bancos, é engraçadissíma com as suas luvas vermelhas presas ao fundo das mangas do casaco. Os movimentos provocados pelos seus bracinhos sempre irrequietos são uma delícia:-)

No final da Missa aproveito para dar um beijinho ao Menino Jesus que está deitado numa manjedoura aos pés do altar.

Já que estou dentro da Catedral e não sei se terei tempo para lá voltar, aproveito para, antes de congelar completamente, tirar umas fotos.

Chega, basta! Já não aguento mais... tenho que ir rapidamente aquecer-me em algum sítio senão morro congelada :-(
Já não sinto as mãos e os pés doem-me imenso do frio.
Saio da Catedral e entro num espaço de exposição que existe mesmo ao lado da Catedral. As senhoras que estão na bilheteira ficam a olhar para mim de boca aberta... entrei como um furacão por ali a dentro e fui direitinha a um aquecimento :-)

Bem, vou até ao hotel para ir buscar o cascoul que me esqueci, e aproveito para mandar um sms à Prima Cristina para ver onde anda e onde nos encontramos.
Lá vou eu para a paragem do eléctrico congelar novamente :-(

Para não variar nada :-) o ponto de encontro é o Palladium.
Almoçamos um belo menú natalicio... hamburguer com batatas fritas e coca-cola... mas num restaurante de fast food muito in... muito bonito :-)

Hoje vai ser muito mais fácil e rápido chegar ao Bairro Judeu... :-)

Começamos por ver o Cemitério Judeu enquanto ainda era de dia. Impressionante o número de lápides (12.000) existentes em tão pouco espaço! Mais impressionante ainda se pensarmos que existem 12 camadas de campas!

Ao lado do cemitério encontra-se a Sinagoga Pinkas que serve de memorial a todos os judeus checoslovacos aprisionados no campo de concentração de Tezerín e que depois foram deportados para diversos campos nazis. Estão incritos 77.297 nomes nas paredes da sinagoga e que se referem a judeus que não regressaram. Vimos também uma exposição de desenhos feitos pelas crianças do campo de Tezerín, sobre cenas do seu dia a dia.

Temos ainda tempo para visitar o Sinagoga Espanhola, cujo preço estava incluído no do bilhete aos outros dois monumentos.

Esta foi a primeira sinagoga de Praga. Pode-se ver uma exposição sobre a história dos judeus da Boémia. Chama-se Sinagoga Espanhola porque há quem diga que o seu interior faz lembrar Alhambra. É Linda!

São 16h20 e a partir de agora está tudo fechado à excepção de algumas lojas com artigos para turista comprar...

Dado que o Concerto de Natal para o qual temos bilhetes só começa às 20h e as portas se abrirão apenas a partir das 19h30, temos um problema... onde passar as próximas 3h??? Deambulando pelas ruas que já foram vistas e revistas vezes sem conta? E o frio? Hummm..., contra factos não há argumnetos pelo que vamos seguindo calamamente pela Rua de Paris em direcção à Praça Velha e apreciando as lojas e boutiques favoritas dos nipónicos: Cartier, Louis Viton, etc, etc.

Este restaurante tem bom aspecto, parece típico, descontraído e acolhedor. Vamos entrar e jantar aqui... para começar uma "Becherovka" para aquecer a alma e o corpo :-)

O jantar, extremamente agradável, terminou já passava das 19h30... lá fomos em passo acelarado à procura da Casa Municipal (antigo Palácio Real) onde o tão esperado Concerto de Natal iria ter lugar.

Chegámos, escolhemos as duas cadeiras da coxia, e aguardámos o início do concerto enquanto observámos atentamente a fabulosa sala de espectáculo, onde se destaca a impressionante cúpula de vidro. Esta é a principal sala de concertos de Praga.

Silêncio!... O concerto de Natal começa. Uma hora de excelente música clássica!!!

Sem comentários: