domingo, 23 de dezembro de 2007

Praga... 2º dia...

Hum... já?
Não posso acreditar,já são 7h40 da madrugada! Daqui a uma hora estará á minha espera alguém para me levar a fazer o city tour.

Hoje impõe-se levar a Canon comigo.

Depois de umas quantas voltas pela cidade, que me permitiram consolidar a impressão com que ontem fiquei de ter andado imenso a pé, chegámos à entrada do Castelo.
O número de fotos vai já avançado. Há que aproveitar o andar de "rabinho tremido" e "sacar foto" :-)

A Guia que fala inglês e espanhol é uma speedada! Não nos dá tréguas enquanto atravessamos toda a zona do Castelo. Não falta muito para que eu congele completamente. As mãos, apesar das luvas, já estão. Os pés também já me doem. Parte da cara já não a sinto :-(

A Canon coitada, também já se deve estar a zangar com a Guia.
Acho que ela deve ter ouvido o surdo reclamar da máquina fotográfica..."Depois de passarmos a Catedral de S. Vito iremos tomar algo quente a um cafézinho" Estas palavras formaram a frase que mais queria ouvir... finalmente vou ter possibilidade de recuperar a minha sensibilidade :-)

Este chocolate quente veio do céu! A Cristina, uma portuguesa que vivia em Macau ,mas que há cerca de 7 ou 8 anos se mudou para Moçambique, acompanha-me no hot chocolate.

À que continuar a visita. O autocarro amarelo espera-nos à saída do Castelo.

Chegámos à Praça da Cidade Velha. A sempre atenciosa Guia (que perguntava ao longo de toda a visita pela "outra senhora") despede-se e deseja-nos "feliz Navidad".

Eu e a Cristina decidimos ir ao Palladium almoçar.
Uma pizza é sempre uma alternativa a considerar quando não há mais do que 300 e poucas coroas no bolso...

Pois é verdade, aqui estas almas já se deixaram seduzir por um Concerto de Natal na Casa Municipal (a que nós teimosamente chamamos de ópera eheheh). O preço para a zona B era de 1.000 coroas, mas como a compra estava a ser feita com dois dias de antecedência, ficaria apenas por 900 coroas.

Resumindo e baralhando, fiquei a dever 500 coroas à Cristina que acabei de conhecer.
É preciso ter lata! .-)

Vamos aproveitar enquanto é de dia. São 15h. Vamos visitar as Igrejas da cidade Velha... Conseguimos entrar apenas na de S. Nicolau, visto que a outra estava fechada.

Tirámos umas fotos à Torre do relógio astronómico e ás barraquinhas de madeira dos comes e bebes.

"Até amanhã ás 10h, á porta do Palladium".

Segui para o metro e depois troquei para o eléctrico, até á Igreja do Menino Jesus de Praga.

Tão pequenino (afinal é o Menino Jesus!) e tão bonito!
Ajoelho-me e rezo a Oração que se encontra escrita em Português (é a nº 11) á minha frente.

Subo as escadas e vou ver o Museu onde alguns dos seus fatos estão em exposição: verdes, brancos, vermelhos, roxos.

Passo pela lojinha dos souvenires, mas é tudo muito caro.
Sigo em direcção à Sacristia e encontro uma colecção de presépios dos mais variados países do mundo. São ofertas devidamente identificadas com o país de origem.

"De onde vem? Qual a língua?" "Português" respondo eu. E continuo, dizendo que tenho já uma pajela.
O padre ignora o que eu disse, abre uma gaveta e dá-me um montinho de pajelas. Têm na parte da frente a foto do Menino Jesus de Praga vestido de vermelho com um manto branco. Na parte de trás da pajela está a mesma oração que rezei quando entrei na igreja e me ajoelhei frente ao Menino Jesus.

"É para distribuir na sua paróquia" afirma. Concordo e agradeço o gesto tão amável daquele que constato depois ser o Padre que reza a Missa em Italiano.

A Missa seria para mim igual a tantas outras se não fosse o local onde está a ser celebrada e o facto do Padre no "momento da Paz" se ter deslocado pela ala central da igreja e ter cumprimentado todos os presentes, chegando a manter um alargado diálogo com alguns que não conhecia. Não foi o meu caso pois já sabia que eu vinha de Portugal.

Eléctico nº 23 e hotel. Um merecido descanso antes do jantar no chinês que fica á saída da paragem de metro que serve o hotel.

Creme nas pernas e pés, uma massagem, pijaminha, um pouco de tv CNN, uma vista de olhos no guia de Praga e... até amanhã!

Sem comentários: