terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Natal?

Pois é verdade, estava o concerto de Natal (dia 25 Dezembro) quase a terminar na Casa Municipal de Praga quando começa a vibrar o meu telemóvel. Vejo quem é (era a minha Mãe) e rejeito a chamada. Logo a seguir volta a vibrar. A minha Mãe de novo. Penso cá p'ros meus botões: liga-me sempre quando estou em situação de não poder atender. No dia 24 ligou-me quando estava na Missa do Galo :-)

O concerto termina, recebo uma mensagem pouco agradável/simpática de alguém que passado 24h resolveu responder a um sms simpático que lhe havia enviado. Bem, é melhor mesmo esquecer...

Uns passos mais à frente e ligo para a minha Mãe a fim de lhe dizer que estava toda satisfeita, que tinha acabado de sair de um lindo concerto de Natal, que estava a gostar muito de Praga, que estava toda satisfeita, etc, etc.

A minha Mãe atende o telefone e antes que eu lhe contasse todas as coisas boas que me estavam a acontecer, diz-me: "tenho uma noticia nada agradável para te dar... é o teu Pai... começou a sentir-se mal e teve que vir para as urgências do hospital. Estamos aqui com ele. O médico disse-nos que tem que ser operado esta noite ou amanhã estará morto. Estão-lhe a fazer uma série de exames. Não sabemos quando teremos o diagnóstico final."

Claro está que o meu Natal terminou neste momento. Tento acalmar a minha Mãe e dizer-lhe que tudo vai correr bem... será que sim? Lembro-me de imediato do pressentimento que tive ao despedir-me do meu Pai antes de vir para Praga... vai acontecer alguma coisa de mal com ele!
Bolas, a expressão dele não me sai da cabeça. As lágrimas começam a cair e o desespero de poder não voltar a ver o meu Pai aumenta... preciso pensar, não consigo, mas é preciso ter calma.

Por onde começar? Claro, é evidente, a primeira coisa a fazer é recorrer a quem me poderá realmente ajudar, ou melhor, a quem poderá realmente ajudar o meu Pai. Começo a pedir a Deus, começo a rezar. Estou em Praga, ouvi dizer que o Menino Jesus de Praga é uma Imagem milagrosa. É isso, peço, imploro ao Menino para que o meu Pai não tenha nada de grave. Sei que parece maluqueira depois do que o médico disse, mas...é uma questão de fé.

Passo seguinte...tenho que carregar o telemóvel para poder continuar a fazer e receber chamadas. Tenho que ligar para um dos meus amigos que tenha um computador por perto. Sou bem sucedida. O Rui como sempre está pronto a ajudar-me. A seguir ligo para a Tap e consigo alterar a data do voo de regresso para o dia seguinte. É bom, mas mesmo assim só chegarei a Lisboa pelas 18h30.

Despeço-me da incansável Prima Cristina (fez de tudo para me conformar e animar) à porta do metro (estação Mustek) que se encontra coladinha com o hotel dela (Liberty). Combinamos encontrarmo-nos no aeroporto no dia seguinte. A primeira que chegar liga.

Mal fico sózinha, encosto-me à parede lateral das escadas e desato a chorar. Não consigo parar. Momentos extremamente difíceis que jamais poderei esquecer.

Chego ao hotel com uma tristeza indescritível.

Ligo para o meu amigo Du. Os sobrinhos dele trabalham no hospital onde está a ser asistido o meu Pai. Infelizmente nenhum dos dois lá está :-(
Uma vez que ele hoje está em casa desses sobrinhos, peço-lhe para que eles tentem obter informações mais precisas sobre o estado do meu Pai.
Apenas se consegue saber que lhe estão a repetir a ecografia abdominal.

Converso com os meus Amigos... Nossa Senhora, Jesus, Deus, Espirito Santo, Anjo da Guarda, todos, mas mesmo todos! Rezo, rezo muito. É a única coisa que posso fazer.

As horas que se seguiram pareceram intermináveis!

Apenas ás 4h15 da manhã consegui ter um diagnóstico final... não precisa de ser operado porque afinal tem uma pancreatite aguda e não uma perfuração. Vai ficar internado por algum tempo. Apesar de tudo, este diagnóstico já é bem melhor. Obrigada Menino Jesus de Praga, sabia que podia contar Convosco!

Sem comentários: