quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

O regresso a Lisboa...

Levanto-me, acabo de arrumar o saco, faço o check-out e apanho o eléctrico para a Igreja da Vitória.
Ajoelho-me junto ao altar onde está o Menino Jesus de Praga. Rezo!
Vou á sacristia e peço a um sacerote para incluirem na Missa que vai começar uma oraçao pelo meu Pai. Diz-me que não é possível pois já têm uma intenção. No entanto promete-me que vai rezar por ele enquanto o outro colega vai celebrar a Missa.

Deixo-lhe um pedido para que logo que possível celebrem uma Missa pelas melhoras do meu Pai. Escrevo o nome num papel e agradeço.
Informa-me que poderei também escrever a intenção num papel e colocá-la num cesto que está junto à exposição de presépios. Diz-me que daí a dois dias levarão esse cestinho com os papeis para junto do altar do Menino Jesus. É o que faço.

Começa a Missa. Como é celebrada em checo, aproveito para ir rezando o terço. Sou interrompida mais do que uma vez pelo Du (a dar-me notícias do meu Pai) e também pela minha Mãe.
O tempo está a passar. Preciso de me ir embora para o aeroporto.
Digo "até daqui por pouco tempo, Menino Jesus de Praga. Vou voltar para vos agradecer o facto do meu Pai ficar bom".

Ás 14h00 o avião levanta voo do aeroporto de Praga. Fará ainda escala em Budapeste.

As lágrimas correm-me pela face enquanto tento pensar que dentro em breve regressarei para cumprir a promessa que fiz há cerca de 4 horas antes, diante da imagem do Menino Jesus de Praga que se encontra na Igreja da Vitória no Bairro Pequeno da cidade.

Assim que o avião aterra em Budapeste ligo à minha Mãe para saber noticias. Diz-me que está ao lado do meu Pai e que ele está bem disposto, com melhor aspecto e com poucas dores. Soube tão bem ouvir isto!

São 18h30, o avião aterra em Lisboa. Houve um turbilhão de sentimentos quando avistei Lisboa ainda do ar...
Logo que entro no autocarro que me levará ao edifício do aeroporto, ligo para a minha Mãe. A minha ansiedade em saber notícias é grande. O meu Pai continua bem disposto. Digo-lhe que vou buscar a mala, depois o carro que deixei na garagem do trabalho e seguirei para o hospital.

Despeço-me da Prima Cristina e entro no taxi. Ficou combinado que quando ela regressar de Budapeste e da Jamaica nos iremos encontrar.

Atravesso a ponte e chego ao hospital. São 20h20.
Cumprimento a minha Mãe e esforço-me por conter umas lágrimas que querem sair. Estou super sensível.

Dirigimo-nos à enfermaria onde está o meu Pai.
Entro, o Sr. que está na cama do meio acende a luz, e vou até junto da janela onde está o meu Pai deitado.

Finalmente posso dar um beijo ao meu Pai!!! E dou, um beijo demorado que ele percebe ser bem sentido...
Ofereço-lhe a imagem do Menino Jesus de Praga que lhe comprei ontem (uns minutos depois de saber que ele estava doente) conjuntamente com a pajela que o Sr. Padre me deu.
Acho que ele percebeu a mensagem...

Falamos apenas alguns minutos. Diz que se sente melhor, que tem dores mas que são já bem menos que ontem. Agora é mais uma moinha. Está a soro e a medicação intra-venosa.
Pedi ás enfermeiras para me deixarem ver o meu Pai, apesar de já ter passado a hora da visita, e elas foram muito simpáticas comigo. Não quero abusar.

Despeço-me. Vou muito mais calma agora para casa.

A minha Mãe faz-me companhia ao jantar. Vamos ao Fórum comer um bifinho. Ela está exausta. Precisa de se alimentar e de me contar tudo o que se passou para ver se acalma.

Com o estômago já mais confortado levo-a a casa. Uma boa noite de sono, é o que precisamos todos!

Sem comentários: