domingo, 23 de março de 2008

Dia de Páscoa de 2008

Hoje vou à Missa à Sé Catedral de Lisboa com os meus Pais. Preside à celebração o Cardeal Patriarca D. José Policarpo. Inicia-se pelas 11h30 e tem a duração aproximada de 1h30. Este ano é transmitida em directo pela TVI.

Para mim é sempre interessante apreciar o trabalho dos profissionais de imagem, a sua desenvoltura, os ângulos escolhidos para filmagem, a selecção dos momentos a filmar (caracteristicas físicas das pessoas e suas atitudes no momento), os promenores captados no meio envolvente.

Ok, se calhar desvia-me um pouco a atenção da Celebração, mas sou mesmo assim: observadora!

Almoço uma bela Caldeirada de Cabrito cozinhada pela minha Mamy, Folar e Súplicas feitas também por ela (que com o queijo da serra e o vinho tinto que me ofereceram no outro dia souberam ainda melhor!), vejo parte do programa resumo da Gala do Campeonato do Mundo de Patinagem Artistica e a seguir resolvo ir pasear até Sintra.

17h15, estaciono o carro junto ao muro do Palácio da Vila (o meu Anjinho da Guarda continua a ser espectacular comigo... arranja-me sempre uns lugares à maneira) e aprecio a exposição de fotografia que está no largo frente ao Palácio.

Trata-se de uma exposição do fotógrafo francês Thierry des Ouches, e intitula-se Estrelas da Quinta / Animais da Quinta. Fotos interessantes tiradas a perus, cavalos, cães, cisnes, porcos, galos, cabras, etc.

Dei depois uma voltinha pelas lojas de venda de artesanato, tentando resistir (mas não muito) à entrada na Piriquita.

Vir a Sintra e não comer um Travesseiro na Piriquita (sala original) é quase como ir a Roma e não ver o Papa :-)
Bem, já fui a Roma quatro vezes e nunca lá vi Papa nenhum... mas venho a Sintra e vou mesmo aos Travesseiros!

Basta-me aguardar uns minutos e consigo logo uma mesa.
"Um Travesseiro e um chá preto, por favor", peço eu à Senhora que atende à mesa. É este o meu pedido de sempre. Há coisas em que sou conservadora :-)
Se esta Senhora e um outro Senhor que também está de seviço hoje, deixarem de trabalhar aqui, este sítio perde logo uma parte do seu encanto.

Cada vez que cá venho recordo o dia em que conheci este local (por indicação do meu colega Sérgio) há uns anos atrás (1992/3), sabia que o nome dos doces típicos tinha a ver com algo para dormir :-) Sempre fui distraída... Assim, pedi ao Senhor que ainda hoje cá trabalha, uma almofadinha! Ele riu-se e respondeu-me prontamente "não é uma almofada é um travesseiro" :-)

18h30, o lanchinho estava optimo (nem outra coisa seria de esperar), agora vou até ao Shopping Cascais ver o que por lá há de novo.

Começo por comprar umas "sabrinas" (depois de dar uma seca valente á moça que me atendeu) e em seguida dou o previlégio à Andrelina (é a segunda pessoa que conheço com este nome!) de cuidar das minhas mãos :-)

Duas fatias de pizza e um Nestea e está o jantar de dia de Páscoa despachado!

Actualizo telefonicamente com o António a informação das viagens já efectuadas em 2008 ao Sal e Bissau, pela minha pessoa, e a Cuba, pela pessoa dele :-)
Recordamos que no Dia de Páscoa de 2006 estávamos em Hiroshima e que na véspera tinhamos ido à Vigilia Pascal celebrada na Catedral desta cidade. Nunca poderemos esquecer o "momento da paz", quando toda a Catedral se transformou num autêntico pinguinário :-)

Sem comentários: