sexta-feira, 7 de março de 2008

Bissau, cheguei...

Toca o telemóvel... 6h15...
Bem, hoje é por uma boa causa, vou para Bissau, vou para África!

7h05, saio de casa. É já grande a fila de trânsito para a ponte.
Buzino a primeira vez, a segunda e então sim, o João Ramos "acorda" :-)
Faço-lhe adeus e sigo decidida a despachar-me.

Deixo o carro perto dos "broncos" e apanho um taxi para o aeroporto da Portela.

Ainda é cedo mas o Check-in 95 já está aberto. Não posso acreditar, a esta hora e já esta fila? Estão mais de três dezenas de pessoas à minha frente à espera de despachar a bagagem. Todos têm rimas de coisas para levarem para o seu País!

Eu, com apenas o meu saco vermelho de viagem como bagagem para despachar estou completamente "out" da realidade do que é viajar para a Guiné-Bissau. Não passam 5 minutos antes que um passageiro me venha tentar convencer a levar uma parte da bagagem da sua irmã. Educadamente desculpo-me dizendo que não o poderei fazer visto que estou ainda a aguardar a chegada de um amigo e este poderá ficar aborrecido comigo. O senhor desistiu!

Passam mais 2 ou 3 minutos e sou abordada por uma Senhora grávida. Diz-me que tem uma outra criança e que necessita que lhe leve o seu pacote de iogurtes. Explico-lhe que hoje em dia não é possível ajudar a este nível pois seria eu a responsável por qualquer anomalia com a bagagem. Depois de grande insistência acaba por desistir!

Uma mensagem... é o Luís que me pergunta onde estou. Já fez o check-in (sim, que ele vai em executiva!) e vem ter comigo. Quando vê a fila que está para nós, o povo, despacharmos a bagagem lembra-se de acrescentar o meu saco vermelho à sua bagagem.

Nada como aparecer um "palerma" que me faça o check-in no balcão da classe executiva :-)

Fixe, assim ficamos já livres para irmos tomar o pequeno almoço. Sandes de presunto e coca-cola, o menu da praxe.

Desta vez é que é mesmo a Porta de Embraque nº 20... só que o destino ainda é só Bissau... devagarinho hei-de chegar lá!

Tenho ainda tempo para um telefonema rápido ao sportinguista só para lhe perguntar se o seu clube ontem ganhou... cá se fazem, cá se pagam :-p

De facto neste voo vale a pena viajar em executiva. Vai-se mesmo á maneira :-)
Eu, como sou da "plebe", contento-me com o "6H" da económica :-(

Quem diria que um dia iriamos viajar juntos para a Bissau!!

Ao meu lado está sentado o Sr. Sousa, um brasileiro simpático, jornalista de profissão e que diariamente apresenta um programa de rádio com a duração de 3h30, na "Difusora Santa Cruz", de S. Paulo.
Vem pela segunda vez à Guiné-Bissau numa atitude de cooperação com uma Paróquia deste País para instalação e arranque de uma rádio local.

Extremamente simpático este meu companheiro de voo. Pede-me para lhe fazer um pequenino filme dele a bordo. Pouco antes de aterrarmos oferece-me uma pulseira feita à mão, cujas linhas e bolinhas têm as cores do brasil, verde e amarelo!

Por diversas vezes eu e o Luís visitamo-nos e começamos a pôr a conversa em dia :-)
As 3h50 de voo passaram rápido... chegámos! Estamos em Bissau! yessssssssssss

À saída do avião tenho um executivo à minha espera ao fundo das escadas! :-)

Atravessamos a pista e chegamos à porta do edifício do Aeroporto Osvaldo Vieira. O calor da sala fazia-se sentir e o número de pessoas à espera de passar o controlo de passaportes para estrangeiros chega até à porta.

Alguém cumprimenta o meu amigo e nos leva para o início da fila... passamos rapidamente o controlo de passaportes... afinal o meu amigo conhece o rapaz tão bem quanto eu...

A fase seguinte é a recolha da bagagem. Sento-me e enquanto fico a tomar conta da bagagem de mão tiro de imediato o blusão verde que trazia vestido. Que alívio, que calor!

O Luís aumenta em +1 o número de pessoas que se amontoam na passadeira das bagagens.

O vai-vem das pessoas é elevado. À minha frente desfila uma senhora com a sua saia e blusa feitas em tecido makeba. Um frade, com as suas sandalecas, conversa demoradamente ao meu lado direito. Um militar apróxima-se, cumprimenta-me e detém-se a conversar com dois senhores acabados de chegar e que estão à minha esquerda. Finalmente desapareceu a t-shirt branca com o simbolo dos "broncos" que me estava a causar algum incómodo :-(

Chega o Luís mas apenas com a sua mala. Então e o meu saco vermelho? Bem, vou ver se o descubro. Trocámos de funções.

O panorama agora melhora e muito... onde está a passadeira rolante com as bagagens? Estico-me toda, nada, não consigo ver nada! Só há uma solução, romper pelo meio das pessoas que parecem abutres em camadas, debruçados sobre a passadeira.

É um espectáculo digno de ser observado, este!
Apetecia-me tirar umas fotos, mas só o trabalho que vou ter para conseguir voltar a este lugar, agora que consigo já ver (através de uma pequena nesga entre as pernas de duas camadas que estão à minha frente) uns centimetros da bagagem que vai rodando na passadeira, faz-me desistir dessa ideia.

Ouço o meu nome... viro-me, é o Demba que me vem ajudar na recolha do saco de viagem vermelho, já procurado também por todos os que me rodeiam :-) Cada saco ou mala que aparece desta cor perguntam-me logo se é o meu :-)

Até que enfim, aí vem ele! Não acredito, rebentaram-me o cadeado e estragaram-me os fechos onde este vinha preso... sem comentários.

Saímos do edifício do aeroporto e cá fora espera-nos um jipe. Dizem-me para entrar e eu, obediente, entro...Só uns minutos mais tarde percebo que o condutor é o chefe do Luís! Não é pra todos, terem o chefe à espera no aeroporto a servir de motorista :-)
Ao seu lado está o Adérito, que era quem o Luís esperava encontrar para lhe fazer o transfer.

"Afinal já não vai para o Hotel Malaica, mas sim para o Hotel Azalai-24 de Setembro", diz o Nunes. "É que este último tem piscina e torna-se mais agradável para quem vai ficar aqui uma semana". Parece-me excelente esta ideia! Alinho logo para ficar lá também :-)

Chegamos ao hotel. Muito agradável. Tem uma grande área de terreno ajardinada com os quartos espalhados por toda a área de terreno, uma piscina rodeada de palmeiras. Instalo-me na suite 4002, mesmo ao lado da do meu amigo. Simples mas com tudo o que é necessário: sofá, frigo-bar, ar condicionado, wc e uma cama bem larga. Tá-se bem.

Na recepção é-nos oferecido um sumo de boas-vindas, Bissap. Um bocado agreste ao paladar no início mas que acaba por se ir tornando agradável :-)

Descubro que as redes portuguesas de telemóveis não têm cobertura cá e que no hotel não há telefones que funcionem. O que vale é que existe e é gratuito o acesso à internet.

Hummmm... a água está tão boa... vou ficar mesmo pela piscina, aproveitando para continuar a ler o livro que o Gil,o Cunha e a Ana me ofereceram nos anos: "Deixei o meu coração em África".

Do outro lado da piscina, sentados debaixo de uma palhota, estão o Luís, o Nunes e o Miguel a fazerem uma reunião de trabalho... nada como trabalhar nestas condições :-)

O sol está na temperatura certa, o vento praticamente não se faz sentir... rica tarde de piscina logo no dia de chegada!

A reunião acaba. O Miguel e mais tarde também o Luís, rendem-se à piscina. Bem, o Miguel rende-se um bocadinho mais... :-)

Tomo banho ou não tomo? Tem que ser! Acho que me vai dar três coisas más... não há água quente!!! :-(

Jantamos, por sugestão do Nunes e do Rabih que entretanto se juntou a nós, no Hotel Bissau Palace. Este era o hotel para onde queria ter vindo alojar-me mas de facto a opção Azalai é de longe melhor. É de estilo mais africano, fica apenas a 5 minutos do centro de Bissau, enquanto que este se localiza perto do aeroporto. Também a piscina do Palace não tem as palmeiras a rodea-la!

A sala de refeições, bastante agradável com vista para a piscina, é um local com algum requinte. Trata-se de um hotel 5*!

A entrada "Carpacio de Peixe" sugerida pelo Rabih é uma delícia, a repetir seguramente outro dia. Eu e o Luís dividimos o "Arroz de Carneiro" e os "Cogumelos com Gambas Salteados", assim como os "Crepes com Chocolate" na sobremesa. Não, não dividimos mais nada :-)

O Nunes delicia-se com os seus camarões tamanho zero-zero, ou quase...

Ora aqui está um grupo de pessoas bem simpáticas e interessantes. Fiz bem em ter vindo de férias para Bissau!!!

Sem comentários: