quarta-feira, 12 de março de 2008

Compra de artesanato da Guiné-Bissau

A noite foi agitada, com um bocado de falta de ar. O vento que apanhei na semana passada quando fui lanchar/jantar com o João resultou numa dor de garganta. Como não liguei nenhuma e achei que ao chegar a Bissau iria ficar bem, não trouxe nada para a garganta e agora estou a sofrer as consequências. A febre que tive durante as noites no fim de semana ajudou a ficar com os bronquios tapados :-(

Pelo menos da má disposição já estou safa!

Vou para a piscina quando sou interceptada pelo meu amigo. Conta-me que um policia logo de manhã lhe pediu "matabicho" :-)

"Queres ir comigo comprar artesanato?". Claro que quero. A piscina fica para mais tarde.

Paramos na avenida principal, perto da Catedral, e fazemos negócio logo na primeira bancada. Compro um Presépio (com Menino Jesus) e também um Calendário, constituído por 7 máscaras representativas dos sete dias da semana. Fico ainda com uma palhota.

Terminadas as compras, dirijimo-nos para o jipe. Ao entrarmos, somos abordados por alguém que diz trabalhar no aeroporto e que se dispõe a ajudar-nos a despachar a bagagem no dia em que regressarmos... Está muito feliz com o nascimento dos seus gémeos e pretende uma ajuda... nada feito, já gastámos os CFA todos!

Tiramos umas fotos no Porto (onde só de ter saído por uns minutos do jipe e caminhado uns metros fico com os pés repletos de pó vermelho da terra) e vamos até à "Baiana" tomar um aperitivo enquanto esperamos pelo Rabih. Fico fã do sabor e sobretudo da cor rosa do sumo de goiaba :-)

Quando chego ao pé do Rabih queixo-me da tosse e da dificuldade que tive durante a noite em respirar. Prontamente se dirige á farmácia de um amigo que tem o curso de farmaceutico. Não está. Liga-lhe para o telemóvel e receita-me um xarope expecturante.

Almoçamos como habitualmente na "Padeira Africana", onde está também um "bronco"... já me tinham avisado que costumava parar por aqui. Não me vê, excelente!

Já passa das 14h30. Voltamos para a "Baiana" onde o Esloveno, companheiro de voo do meu amigo, combinou encontrar-se com ele hoje ás 15h.
Aproveito para visitar o Centro Cultural de Bissau, que fica em frente no mesmo largo, e onde vai ser inaugurada hoje uma exposição de pintura. Consigo ver a exposição através dos vidros. É interessante. Existe ainda neste centro uma biblioteca.

Afinal o Esloveno não vem, adiou para amanhã o encontro.
Voltamos novamente ao Porto.

Acabamos de regressar ao hotel e liga o Esloveno. Mudou de ideias. Afinal já se quer encontar hoje na "Baiana", daqui por meia hora. Será que os eslovenos são sempre assim? :-)

Depois de uma breve troca de ideias e informações, vamos novamente ao Porto para que o Esloveno e o seu Sócio Guiniense vejam as instalações.

Bem... este dia foi cansativo :-) Nada como uma piscininha para me recompõr :-)
Sim, ok, antes de entrar não me esqueci de meter os pés durante um bocado debaixo do chuveiro para ver se conseguia tirar a camada de lixo/poeira que trazia neles :-)

Combino logo na piscina com o Miguel que vamos jantar juntos. O Luís vai-nos abandonar pois tem um jantar de negócios.

Bastante agradável a conversa, contrariamente ao bife com pimenta que é cada vez mais rijo :-(

A expectativa aumenta, qual será o resultado do Benfica? Será que o jogo já terminou? Não há maneira dos computadores ficarem livres para irmos consultar a net. O empregado que está encarregado de abrir a porta da recepção também quer saber. Cravamo-lo para nos avisar quando algum dos três computadores estiver livre.
Apetece-me mesmo, mas mesmo, que percam e que eu possa gozar com o pessoal todo que está a torcer pelo Benfica :-)

Yesssssssssssss! O Benfica perdeu! :-)
Faço ver aos Guinienses que estão por perto que o melhor clube português é o F.C.Porto e que deverão alterar a sua preferência clubistica :-)

Bem, já é quase meia noite, vou-me deitar. O Luís ainda não apareceu e o Miguel continua á espera dele para saber se vai ainda ou não trabalhar.

Já deitada, lembro-me que não dei noticias minhas aos meus Pais. Recebi um mail da Candida a dizer que eles estavam bem. Todos os dias uma das minhas amigas (Andreia, Celeste, Candida, Ana) ou a minha prima Paula do Porto me dão noticias dos meus Pais. É tudo pessoal bem fixe!

Volto à net. O Miguel fica admirado de me ver :-) Está já cheio de sono... e cansado de esperar. Quando o Luís chega aviso-o de que o Miguel está á sua espera. Ainda o vai levar ao Porto...

Quando regtressa, embora saiba que está exauto não o poupo à noticia de que o seu clube perdeu!
É mais forte do que eu...:-)

Sem comentários: