terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Sal... o descanso continua!

Lá começo eu o dia outra vez ás nove e pouco da magrugada!
Há que começar a tarefa, hoje com uma alteração. Depois do pequeno almoço tenho que descobrir um tour de 1/2 dia de visita à Ilha do Sal. Dado que na recepção do meu hotel não me conseguem ajudar, vou até ao Novorizonte, mas nada. Já que estou aqui, aproveito para ver a loja de artesanato onde ainda não entrei. Faço logo negócio e compro um pano de parede (talvez ainda o venha a utilizar na minha mesa de jardim). Em vez dos habituais 80€ que sempre me pedem por este tipo de artigo, aqui consigo-o por 50€. Não exito. Vou ao quarto buscar dinheiro e já cá canta :-)
Prometo voltar à tarde pois vai haver uma feirinha frente à piscina e os preços dos restantes artigos serão um pouco reduzidos.

Voltando ao assunto tour, não desisto. Lembro-me de ver uns folhetos no Djadsal. Bem... tá difícil. Também aqui me dizem que hoje já não há hipótese de marcações. Recomendam-me que vá à agencia "Cabo Verde Time" no Hotel Criola. E vou!
Hotel simpático e muito bem frequentado... hotel para turismo essencialmente vindo de itália...

Combinado, amanhã ás 13h50 à porta do Belorizonte. Lá estarei de máquina fotográfica ao ombro pronta a levar comigo o máximo possível desta ilha :-)

Agora sim, fico finalmente na praia! Dado o vento que se faz sentir, estão bastantes desportistas com papagaios e a fazer windsurf. Entretenho-me a apreciar a sua perícia.

Hoje almoço a horas decentes. Já basta de vento e areia. Tenho o livro repleto dela!
De barriguinha cheia, vou até ás espreguiçadeiras da piscina tropical.
Mais um bocadinho de leitura na minha caminha e são horas de ir ver a feirinha de artesanato e arranjar uns miminhos para levar aos amigos.
Mesmo com descontos, tudo é caro nesta terra! :-(

No Domingo disseram-me que hoje haveria Missa ás 19h. Vou até ao Centro.

"Sou o Max". De onde vens? Como te chamas? Portugal? Eu já estive em Setúbal a viver e a trabalhar. A sério? pergunto eu. Vivo perto de Almada!
E pronto, acabei de arranjar um amigo.
Claro que também é artesão, claro que também tem uma bancada alugada numa loja, claro que quer que eu vá até lá para conhecer e comprar as suas pequenas obras de arte.
É verdade, estes artesãos são mesmo artistas. O trabalho cabo verdiano (Sal) é trabalho limpo, bem fito, bem acabado.

Prometo voltar amanhã pois hoje só tenho comigo 500 escudos CV o que me permite apenas adquirir um pequeno hipopótamo de madeira. Segundo a lenda, estes bichinhos habitam na ilha de Stª Luzia. Ilha deserta e onde existe um lago junto ao mar que lhes serve de habitação :-)

Fico triste... a porta da igreja está fechada. Não me parece que haja Missa hoje. O Max confirma o que está escrito na parede à entrada da igreja. Missa, só Domingo e Quinta Feira.

Este benfiquista, simpático, acompanha-me até ao hotel e insiste que o diálogo seja em francês. É mais fácil para ele pois esteve muito tempo no Senegal.
Despedimo-nos até amanhã, cerca das 18h ali na passadeira à entrada do meu hotel. Palavra de Max e de Maria José :-)

Janto, entre outras coisas, uma bela cachupa! Os doces também são sempre muito bons. Provo normalmente pelo menos uns três diferentes. Rapidamente ficaria quadrada se continuasse aqui nesta bela vida e com estas iguarias :-)

Hoje é Noite Caboverdiana no Salinas. Mais uma vez dou uso alargado á Canon, não só antes do espectáculo tirando algumas fotos noturnas pelo hotel, como depois aos animadores que conseguem levar quase toda a gente para o palco a dar um pézinho de dança :-)

Sem comentários: