terça-feira, 23 de outubro de 2007

Fotos do ensaio de uma curiosa peça de teatro...

À hora combinada (20h15) lá estava eu. Sim, que a minha amiga fez questão de reconfirmar "n" vezes a horas a que nos encontrariamos para dar inicio à minha primeira experiência fotografica de ensaios teatrais!


É verdade, a "chavaleca" depois da loooonnnnga experiência de sessão fotográfica em Mértola, (no decorrer do Festival Islâmico 2007) em que foi minha modelo, lembrou-se de mim e deu-me a oportunidade de fotografar um ensaio de uma peça de teatro que irá estrear brevemente em Lisboa.


Depois de encontrarmos, no labirinto de corredores cheios de salas e bar dedicados aos artistas, o encenador, os actores (faltava um que não pode estar presente), a responsável pelo guião e aderecistas, começou a montagem do cenário de ensaio já na sala de teatro. E claro está, comecei eu a tirar timidamente as primeiras fotos :-)


O ambiente é um pouco estranho para quem é novata no tema. Ao centro da sala, um dos actores iniciou a sua fase de aquecimento. Num canto da sala experimentavam-se os tamanhos e modelos das peças de vestuário e calçado. Foi divertido: as calças curtas, o casaco que não assentava bem nos ombros, as botas que ficavam largas, as outras demasiado apertadas :-) Mas ao fim de pouco tempo já tava tudo organizadinho e pronto para começar o ensaio.


Começo a ouvir um dialogo atrás de mim que me era já familiar... pois é, tinha estado ontem à noite, antes de adormecer, a fazer uma leitura a parte do guião. Será que vão ensaiar hoje justamente o pedaço que li ontem? Era engraçado que isso acontecesse...


O encenador dá indicações aos actores para entrarem em cena e dá-se inicio ao ensaio!


Nem quero acreditar, é mesmo, vão começar por uma das cenas que já li no guião.

Agora, de máquina fotográfica na mão começo a disparar uma e outra e mais outra foto. O nervosismo inicial vai-se dissipando e começo a sentir o prazer de estar ali. Abstraio-me do barulho de disparo da máquina e tento apenas "apanhar" expressões aos actores.


Ao fim de pouco mais de uma hora de "clickes", é tempo de arrumar a máquina e regressar a casa para preparar as fotos que amanhã chegarão num CD ás mãos do encenador.


Obrigada a todos!

Não vou esquecer esta experiência... e como o prometido é devido, lá estarei na estreia da peça!!!

1 comentário:

ArtByJoão disse...

É bastante interessante conhecer os bastidores do teatro nesta perspectiva, para mim inédita.

:)